ANÁLISE INTERSEMIÓTICA DAS TRADUÇÕES CRIATIVAS DE MODA DO ESTILISTA RONALDO FRAGA

Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar

Resumo


A análise, aqui apresentada, é um recorte da tese de doutorado, em finalização, intitulada: “Expressões do imaginário na moda brasileira: um estudo dos processos de criação do estilista Ronaldo Fraga” e tem por objetivo buscar compreender os movimentos dos imaginários nos processos criativos desenvolvidos pelo estilista brasileiro, a partir das suas coleções apresentadas em eventos nacionais de moda ao longo de sua carreira. Esta análise visa identificar alguns processos criativos utilizados pelo estilista Ronaldo Fraga, na coleção de inverno 2005, “Todo mundo e ninguém”, utilizando a tradução intersemiótica como método, assim como, a teoria da crítica genética para análise documental do percurso criativo do estilista. Esta investigação pode auxiliar tanto na compreensão de como a moda se transforma em objeto de comunicação, quanto no oferecimento de um recurso propulsor de diferentes formas inovadoras de comunicar a moda. Para isso, estudam-se os processos de tradução que se presentificam nas criações de moda de Fraga. Como resultado, apresenta-se uma análise intersemiótica da coleção “Todo mundo e ninguém”, de Ronaldo Fraga. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Icônica