A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS PARA O SETOR CONFECÇÃO: VOLUME DE PROPAGAÇÃO DA MENSAGEM

Marcela Bortotti Favero, Francisco J.S.M. Alvarez

Resumo


O presente trabalho teve por objetivo identificar o potencial de volume de propagação da mensagem das micro e pequenas empresas de moda pela rede social Facebook. Para desenvolvimento do mesmo, preocupou-se primeiramente em apresentar os estudos recentes quanto à importância do setor têxtil para o Brasil; a relevância da participação das micro e pequenas empresas nesse setor; as dificuldades encontradas pelas mesmas dentro da comunicação (em especial pelo custo de acesso a mídias tradicionais); e, a possibilidade de utilização do Facebook como plataforma de comunicação. A coleta de dados para a pesquisa foi desenvolvida por meio de monitoramento de 23 fan pages de micro e pequenas confecções localizadas no Brás – São Paulo. Os resultados apontam que dentre as interações, a mais usualmente utilizada são as curtidas (75%). A análise dos dados permitiu identificar ainda, que 18% das interações são realizadas por meio do compartilhamento de publicações, o que é interessante para as empresas, pois com isso o usuário passa a endossar a mensagem e divulgá-la em seu feed de notícias. Assim sendo, em suma, entende-se que esse canal de comunicação pode ser uma saída estratégica para as micro e pequenas empresas de moda, devido ao potencial de propagação da mensagem e ao baixo valor de investimento. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Icônica