Avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do programa nacional de tecnologia educacional (Proinfo) no município de Gurupi (TO)

Roberto Nunes Rodrigues, Mônica Aparecida da Rocha Silva

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar a eficácia do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO), no que concerne à inclusão digital e ao apoio pedagógico, em escolas do ensino fundamental, nos anos finais, no Município de Gurupi-Tocantins. A abordagem metodológica adotada nesse trabalho é quali-quanti. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionários a uma amostra de estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e de entrevistas semi-estruturadas com Secretário de Educação, professores e diretores de seis escolas do município de Gurupi. Ao avaliar a eficácia do PROINFO no Município de Gurupi-TO, conclui-se que o Programa está sendo parcialmente eficaz, pois não cumpre, plenamente, os seus objetivos originais, a saber: proporcionar a inclusão digital e servir como ferramenta de apoio pedagógico.

 


Palavras-chave


PROINFO; Avaliação de Políticas Públicas; Educação Fundamental

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DOI: 10.3895/rts.v16n42.9889

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