A relação entre o indivíduo pós-moderno, o consumo e a internet das coisas

Marcos Júlio Sergl, Grace Cunha

Resumo


Este artigo aborda concepções que estão em constante mudança no indivíduo, visto como uma figura que, assim como a tecnologia, apresenta transformações contínuas e rápidas em suas relações pessoais e agora até mesmo com objetos, tendo a perspectiva da Internet das Coisas, que surgiu como uma inovação para facilitar a vida das pessoas em uma sociedade pós-moderna caracterizada pelo consumismo. Atentos a esse panorama, nosso objetivo é investigar o pós-modernismo com vistas às mutações do sujeito e seus reflexos sobre o consumo e as novas tecnologias, tendo fundamentação em teóricos que se dedicam à análise deste universo: Bauman (1998, 2001 e 2007), Castells (2003), Giddens (1991), Hall (2011), Harvey (2000), Lemos (2002 e 2013), Levy (2010), Santaella (2003 e 2013) e Silva (2001).  O estudo é relevante a partir do momento que refletimos no quanto as modernas tecnologias de informação e comunicação reconfiguram as sociedades em diversos aspectos, como o cultural, o social e o comunicacional.

 


Palavras-chave


Pós-modernidade; Consumo; Comportamento de Consumidor; Novas tecnologias da comunicação; Internet das Coisas

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DOI: 10.3895/rts.v16n39.8747

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