A importância do desenvolvimento da educação ambiental emancipatória com perspectiva nas tecnologias sociais: estudo de casos

Édina de Fátima da Cruz Queiroz, Carlos Cesar Garcia Freitas, Priscila Caroza Frasson Costa

Resumo


 

 

 

RESUMO

O presente artigo tem por finalidade apresentar um recorte de pesquisa referente à Educação Ambiental Emancipatória (EAE) com perspectiva nas Tecnologias Sociais (TS). Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e estratégia bibliográfica que permitiu a priori, elucidar conceitos considerados fundamentais para a compreensão dos fenômenos e a posteriori, observar suas relações no campo empírico. No campo teórico foram utilizadas fontes como Oliveira (2000), Loureiro (2012), Lima (2005) e Freire (1987) que expõem a ideia de uma EAE direcionada para a transformação social e pautada também no diálogo, assim como o Instituto de Tecnologia Social (ITS) (2004), a Rede de Tecnologia Social (RTS) (2011), os quais ilustram conceitos referentes às TS. No campo empírico foram selecionados três projetos de TS relacionados à EAE, com a finalidade de analisar, categorizar e sinalizar como referências para discussão teórica. Ao efetuar o estudo, identificamos a necessidade da abordagem da temática no âmbito da prática social, de modo que haja maior aproximação entre os componentes teóricos da EA e das TS, já que é possível compreender estes fenômenos como prática de transformação social e também de formação humana.

 

 

 


Palavras-chave


Educação Ambiental;Tecnologia Social; Prática Social.

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DOI: 10.3895/rts.v15n38.8550

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