Visibilidade do ofício das paneleiras de Goiabeiras: realidades, desafios e tendências

Marcelo Calderari Miguel, Rogério Zanon da Silveira, Rosa da Penha Ferreira da Costa, Vitorino Fontenele Freire

Resumo


Este artigo enfatiza o ofício das mulheres artesãs da Associação das Paneleiras de Goiabeiras. O objetivo da pesquisa é avaliar a satisfação dos turistas, compradores de panelas e produtos de barro, em relação à qualidade do atendimento realizado pelas artesãs no galpão associativo em Goiabeiras, no município de Vitória, Espírito Santo. A metodologia deste estudo possui caráter descritivo e qualitativo, a partir de uma readaptação da abordagem teórico-metodológica Servqual. Os resultados obtidos sugerem que os atributos da qualidade em serviços são delineados primordialmente pelas facetas empáticas e tangíveis. Ao final, são discutidas as implicações socioculturais, mercadológica e acadêmicas dos resultados obtidos nesse território multifatorial de contrastes.


Palavras-chave


Avaliação de Serviços; Qualidade; Servqual; Artesanato; Empreendedorismo

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DOI: 10.3895/rts.v15n38.8162

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