Blog educacional: descritores no mestrado profissional em ensino na saúde (MPES)
Resumo
As novas tecnologias, através de meios eletrônicos e atividades interativas de leitura, escrita e interpretação, o que inclui o blog, traduzem mudanças, tratando as mídias e suas ferramentas de acesso e utilização como instrumentos inovadores de ensino e, possibilitando à docência a dinamicidade necessária à construção de novos conhecimentos. O objetivo desse estudo foi criar um blog como recurso educacional para orientar professores e alunos quanto ao uso adequado dos termos finalizadores de resumos de trabalhos acadêmicos. A experiência demonstrou que contendo material didático com informações educativas, foi elaborado na plataforma gratuita de blogs ‘blogger.com’, de forma interativa e dinâmica, um blog educacional ‘Descritores na Produção Científica do MPES’, como produto técnico de intervenção a ser implementado ao Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional de Ensino em Saúde (MPES). Em virtude do Blogger operar dentro dos servidores do Google, optou-se por essa plataforma devido a vasta escalabilidade que a mesma atinge, além da facilidade de manuseio da ferramenta. A estratégia de divulgação ocorreu junto ao público alvo interessado no tema (Profissionais, docentes, preceptores, tutores e discentes de graduação e pós-graduação de cursos da área da saúde e da educação), através de redes sociais e e-mails pessoais e institucionais. De linguagem fácil, clara e objetiva, o link do blog (http://descritoresmpesufal.blogspot.com.br/) foi inserido nos sites oficiais da Instituição de Ensino Superior (IES) e de uma disciplina de conteúdo tecnológico. Os resultados mostraram que o blog foi criado em 12 de agosto de 2016. Até a presente data foram registradas 632 visualizações, com acesso do público brasileiro, francês e norte-americano. Espera-se que as informações sejam visualizadas por professores (preceptores e tutores, inclusive) e alunos, oferecendo a esses usuários um recurso didático como opção adequada de mídia interativa, que desperte para a importância dos termos finalizadores dos resumos (palavras-chave e descritores), representativos dos conteúdos dos trabalhos nos quais se inserem, bem como para a necessidade de usá-los corretamente na indexação das pesquisas científicas desenvolvidas. O blog é de fato uma página interativa, ordenada cronologicamente com atualizações periódicas, mostrando uma dinamicidade maior que o site, este mais estático em relação às alterações que possa vir a sofrer. Sua escolha, como produto de intervenção, facilita o aprendizado e a docência, usando a ciência e a tecnologia, através da interatividade e da comunicação virtual como caminhos de aprendizado e pesquisa, na construção de trabalhos acadêmicos consolidados e preparados para divulgação científica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v15n37.8079
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.