Ciência, tecnologia e sociedade na formação inicial de professores em ciências biológicas: uma análise curricular

Thaynara Aparecida Machado, Ynaiara Kristhine Stopa da Cruz, Carlos Cesar Garcia Freitas, Rodrigo de Souza Poletto

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar a inserção da temática Ciência, Tecnologia e Sociedade nos currículos dos cursos de referência de Licenciatura em Ciências Biológicas, visto que o ensino de Ciências visa à formação de cidadãos cientificamente alfabetizados, capazes de atuar criticamente diante de desafios do cotidiano. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva documental, por meio de análise curricular, junto a doze cursos de referência no Brasil. Como resultado, observou-se na maioria dos cursos analisados a perspectiva CTS nos currículos não é completamente assumida. Esta é abordada apenas como conteúdo curricular fragmentado, não atrelada diretamente ao ensino de Ciências e Biologia. Ficou evidente a necessária reflexão crítica em relação aos projetos pedagógicos para a formação de professores de Ciências em relação a esta perspectiva.


Palavras-chave


CTS; Formação inicial; Ensino de Ciências; Biologia

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DOI: 10.3895/rts.v15n35.7914

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