Indicadores de produção científica e relação universidade-empresa em ciência e tecnologia de alimentos: o caso da Unicamp

André Luiz Gomes de Souza, Laudelino Silva da Fonseca, Ana Eleonora Almeida Paixão, Gabriel Francisco da Silva

Resumo


Historicamente o papel das universidades sempre esteve associado à formação de recursos humanos e geração de conhecimento científico e tecnológico. Contudo, a partir do século XX tais instituições ampliaram seu escopo de atuação e passaram a atuar diretamente como agentes do sistema de inovação. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar indicadores relacionados com Produção Científica, Propriedade Intelectual e Relação Universidade–Empresa (U-E) na área Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Inicialmente realizou-se o estudo comparativo dos indicadores de Produção Científica em CTA e identificou-se as principais Universidades Brasileiras no campo da CTA. Posteriormente, avaliou-se os indicadores de Propriedade Intelectual e os indicadores relacionados com Relação Universidade-Empresa da UNICAMP. Os resultados demonstram que a UNICAMP é a universidade brasileira com maior desempenho com relação à Produção Científica em CTA, apresentou considerável aumento no número Doutores e de Grupos de Pesquisa durante a última década, e que para cada Grupo de Pesquisa em CTA da UNICAMP existe 0,95 empresa atuando em parceria. No entanto, não foram verificados consideráveis incrementos nos indicadores de Propriedade Intelectual relacionados com Ciência e Tecnologia de Alimentos durante o período analisado.


Palavras-chave


Relação Universidade-Empresa; Patentes; Transferência de Tecnologias; Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v14n34.6717

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr