Implantação de tecnologia da informação no ensino fundamental público em São Caetano do Sul (SP): um estudo da confiança desenvolvida em redes de organizações

Alessandra Preto Bitante, Ana Cristina de Faria, Denis Donaire, Marcos Antonio Gaspar

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar a confiança entre os parceiros que prestam serviços de Tecnologia da Informação (TI) em uma escola municipal de ensino fundamental de São Caetano do Sul (SP). A pesquisa descritiva-qualitativa foi desenvolvida por meio de estudo de caso único, com a análise da importância de se confiar nos parceiros que prestam serviços de TI nesta escola. Para a coleta de dados, além de observação direta e pesquisa documental, foi utilizado questionário semiestruturado. Constatou-se que as parcerias existentes resultam na formação de uma rede de organizações no setor público e que o estabelecimento de confiança é complexo, pois quanto maior a proximidade do parceiro, pior é o índice de confiança. Observou-se, ainda que a disponibilidade dos parceiros em colaborar facilita o estabelecimento da confiança e de relacionamento de longo prazo, visando assim ao objetivo maior da relação, que é auxiliar o aprendizado dos alunos.

Palavras-chave


Tecnologia da informação. Ensino. Escola pública. Redes de negócios. Confiança.

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DOI: 10.3895/rts.v12n25.3824

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