Prática docente em Trabalho & Educação no Instituto Politécnico da UFRJ: relato de experiência em atividades educacionais.

Rodrigo Erdmann Oliveira

Resumo


Este trabalho expõe as bases teóricas e institucionais do Instituto Politécnico da UFRJ em Cabo Frio – RJ, Escola Técnica de Ensino Médio e Projeto de Extensão, modelo experimental de educação pelo trabalho, que toma o trabalho como princípio educativo e a politecnia como método de formação humana na integração do trabalho analítico com o prático. Apresenta-se um relato da experiência na pedagogia por projetos, bem como algumas vertentes integradoras da proposta de educação científica da escola. A contribuição do artigo é sua análise do trabalho dentro das estratégias empreendidas para sua execução, bem como a divulgação da experiência como forma de transformação social. O artigo é um relato de uma experiência e uma autocrítica que busca ratificar ou complementar as propostas institucionais do Instituto Politécnico da UFRJ em Cabo Frio - RJ.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v11n22.3142

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr