A influência do financiamento público não reembolsável na estratégia de inovação - um estudo de caso em uma empresa do setor de componentes para calçados no Vale dos Sinos - RS

Rogério Santos da Costa, Clair Wingert Puffal, Daniel Pedro Puffal

Resumo


O estudo tem como objetivo analisar o financiamento público não reembolsável e a sua influência na decisão estratégica de inovar em uma empresa do setor de componentes para calçados. Foram levantados os principais mecanismos para incentivar a inovação no Brasil e ações para facilitar o acesso de recursos pelas empresas. Por meio de um estudo de caso, coletou-se os dados de uma empresa do setor de componentes para calçados, cuja análise indicou que o financiamento não reembolsável à inovação, mesmo em uma empresa de um setor maduro e pouco inovativo, levou a empresa a interagir com universidades, gerou novos produtos, patentes, atuação em novos mercados, aumento dos níveis de produção e lucro, além da instalação de sua área de P&D em um parque tecnológico.


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DOI: 10.3895/rts.v11n21.2860

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