Permanência e evasão escolar em cursos técnicos da área da indústria: um estudo sobre escolas de educação profissional de Joinville/SC
Resumo
São apresentados os resultados parciais de uma pesquisa em andamento realizada com estudantes trabalhadores, docentes e equipe técnica pedagógica de escolas de educação profissional públicas de Joinville/SC, objetivando identificar e analisar os elementos motivadores da permanência ou evasão de trabalhadores estudantes nos cursos técnicos na área da indústria, nestas instituições. Apesar de quantificada, a revisão bibliográfica sobre a temática apontou escassez de investigações e de publicações que tratem das motivações da evasão de alunos, em especial na educação profissional. Menos ainda se encontraram trabalhos acadêmicos que estudassem as iniciativas visando a permanência dos alunos em suas instituições. Conclui-se que os altos índices de evasão e escassez de pesquisas demonstram a necessidade de investimento e esforços para estudar a evasão na educação profissional, principalmente para iniciar a reflexão no ambiente escolar e a produção de material que dê suporte teórico e metodológico para futuras pesquisas e trabalhos nesta área.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v9n18.2639
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2013 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.