Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiências

Ademir Avila , Laura Marisa Carnielo Calejon , Marlene Alves Dias

Resumo


Neste trabalho, tratamos de forma sucinta o referencial teórico da presente pesquisa sobre a mediação e a troca de experiências entre professores e estudantes e entre estudantes quando se considera o enfoque histórico social de Vygotsky. Em seguida, apresentamos a metodologia da pesquisa, assim como o Sistema Tutorial Inteligente construído para avaliar como são tratados os possíveis níveis de ajuda entre os diferentes atores, para o caso do estudo de lógica de programação nos cursos superiores em Tecnologia de Informação - TI. Posteriormente, colocamos esse sistema em funcionamento e, finalmente, consideramos as soluções adequadas propostas pelos estudantes aos algoritmos definidos como parâmetros no ensino de lógica de programação e alguns resultados e conclusões que se obtém por meio dessa análise.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v6n10.2550

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2010 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr