Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem

Karina Roberta Baseggio , Eray Proença Muniz

Resumo


A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que prevê a construção da autonomia do aluno no processo de ensino e de aprendizagem. Este artigo objetiva levantar aspectos dessa questão na bibliografia estudada e ainda verificar em que medida os estudantes envolvidos na pesquisa apresentam habilidades que os identificam autônomos em seu processo de aprendizagem. Os procedimentos metodológicos foram: revisão bibliográfica, levantamento da situação da EAD em São Gabriel do Oeste/MS, observação e aplicação de questionário com perguntas relacionadas à atuação dos estudantes nessa modalidade de ensino. Foram envolvidos cinco alunos de cursos diferentes e em variados graus de estudo. Constatou-se que a autonomia desses estudantes é parcial, uma vez que os mesmos apresentaram apenas algumas das habilidades que indicam autonomia no processo de aprendizagem. A expectativa é que esse resultado possa auxiliar as instituições conceptoras de cursos em EAD a direcionar procedimentos que viabilizem o alcance dessas habilidades em seus alunos.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v5n8.2531

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2009 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr