O ensino profissionalizante na sociedade moderna industrial: um olhar histórico
Resumo
Este artigo pretende retratar historicamente, determinadas experiências de ensinos profissionais ao longo da formação da sociedade moderna, descrevendo suas características na relação educação, trabalho e sociedade. O objetivo central é apontar em recortes específicos de educação profissional, a existência de algo em comum ocasionado pela herança pós Revolução Industrial: a manutenção e reprodução das relações de classes e do sistema capitalista vigente, privilegiando uma minoria nos aspectos políticos, sociais e econômicos e, consequentemente, excluindo uma maioria das esferas descritas. A escrita se baseará numa metodologia histórica processual, partindo do ensino profissional francês do século XIX, percorrendo por outros recortes específicos até chegar à Lei n. 5.692/71. Como resultado tem se a idéia de que o ensino profissional foi utilizado para garantir o funcionamento da estrutura social capitalista, baseado numa sociedade exploratória e desigual.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v5n8.2530
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2009 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.