A complexidade da identidade inconsciente de gênero: resultado de uma pesquisa entre os estudantes da Fachhochschule Furtwangen

Stefan Selke

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida pelo centro de competência TanGens (Technology and Gender in Applied Sciences) junto a alunos do Curso de Tecnologia em Mídias Digitais da Fachhochschule, em Furtwangen, Alemanha, com o objetivo de analisar em que medida o comportamento de gênero dos estudantes de tecnologias digitais futuras se altera de forma coletiva na transição para a sociedade de informação. A metodologia está baseada no método comparativo de Karl Mannheim, que possibilita a compreensão de aspectos da subjetividade e visões de mundo de grupos de indivíduos. Os resultados da pesquisa revelam uma consciência de gênero extremamente complexa e ao mesmo tempo inconsciente. Percebe-se que os atores e atrizes procuram estabelecer entre si alianças independentes do gênero, fazendo com que as diferenças sejam retoricamente minimizadas ou banalizadas. No entanto, apontam que o processo de socialização faz emergir a afinidade técnica dos homens a partir das atividades lúdicas e experiências flow, às mulheres são transmitidos outros modelos de uma consciência de gênero complexa, demonstrada pela maneira de viver estratégias a partir de uma duplicidade de papéis. A marcação que os homens recebem neste processo não é considerada por eles permanentemente vantajosa pois vêem aqui uma limitação das suas possibilidades de escolha. A entrada na profissão é vista por ambos como ponto de cristalização do processo de socialização. Fica evidente, entretanto, que as diferenças entre os gêneros cada vez mais se tornam menores, dando margem ao surgimento freqüente de alianças. No entanto, ainda faltam alternativas e modelos reais e satisfatórios para homens e mulheres.

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DOI: 10.3895/rts.v2n3.2487

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