A menina da TI (Tecnologia da Informação): uma revisão sistemática da literatura sobre questões de gênero

Arthur Marques de Oliveira, Fernanda Arusievicz, Patrícia Da Silva Campelo Costa Barcello

Resumo


Neste estudo é realizada uma revisão sistemática da literatura sobre as barreiras e facilitadores para a participação de mulheres nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), com base em publicações de 2014 a 2024, utilizando o modelo PRISMA (Systematic Reviews and Meta-Analyses). A análise revela que estereótipos de gênero e processos de gendrificação, influenciam a trajetória feminina no campo tecnológico desde a infância. A socialização desigual e a cultura institucional excludente cerceiam o ingresso e a permanência das mulheres em carreiras tecnológicas. Iniciativas educacionais, como oficinas de programação e programas de mentoria, têm se mostrado bem-sucedidas em incentivar a participação feminina, mas ainda são necessárias reformas nas políticas institucionais para criar ambientes inclusivos e equitativos. O estudo propõe que intervenções culturais e educacionais integradas são fundamentais para promover maior equidade de gênero na TI.


Palavras-chave


Tecnologia da Informação; Gênero; Equidade de gênero.

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DOI: 10.3895/rts.v21n65.19659

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