A influência do simbolismo na intenção de compra de calçados e o papel dos elementos da linguagem visual: um estudo de caso com a Melissa

Ítalo José de Medeiros Dantas, Marcelo Curth, Aline Gabriel Freire

Resumo


Este estudo explora a influência do simbolismo dos produtos de moda na intenção de compra. Aplicou-se um questionário virtual com 78 participantes, analisando dois tipos de calçados da empresa Melissa, Papete Platform e Flip Flop, com variações em preto e verde. As escalas de “Status Simbólico”, “Valor de Expressividade” e “Envolvimento Pessoal” foram usadas para entender seus efeitos na “Intenção de Compra”. Foi utilizada a Modelagem de Equação Estrutural para análise do modelo estatístico, e o U de Mann-Whitney para comparação dos grupos. O estudo revelou que, para ambos os modelos, o status simbólico e o valor de expressividade não influenciaram diretamente a intenção de compra, mas o envolvimento pessoal sim. Observou-se que o status simbólico teve um efeito indireto na intenção de compra, quando mediado pelo envolvimento pessoal. O estudo concluiu que a experiência pessoal com o produto é mais valorizada do que o status social que ele proporciona.

Palavras-chave


Simbolismo; linguagem visual; decisão de compra; status simbólico; Design de Moda

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DOI: 10.3895/rts.v%25vn%25i.17691

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