Tecnologia social no ensino básico

Ednilson Luiz Silva Vaz, Daniele Ornaghi Sant'Anna

Resumo


A tecnologia é uma reconhecida ferramenta da atividade humana e na concepção tradicional pode propiciar a inclusão ou exclusão, dependendo da maneira como é utilizada. Como alternativa, destaca-se a Tecnologia Social (TS), que visa a inclusão e transformação social. Nesse sentido, essa pesquisa tem o objetivo de analisar como a TS tem sido desenvolvida nas escolas, a fim de contribuir para uma educação voltada para a formação integral dos alunos. Para isso, analisou-se artigos científicos disponíveis na base de busca do Google Acadêmico com as palavras-chave “Tecnologia Social” e “Educação” ou “Tecnologia Social” e “Escola”. Foram encontrados um total de 33 artigos e, após os critérios de exclusão, foram selecionados apenas 4 artigos que abordaram TS na escola. Evidenciou-se que, para desenvolver TS na escola é fundamental realizar uma formação técnica abordando os fundamentos com os professores para que, posteriormente, a proposta seja trabalhada com os alunos. Além disso, as escolas que possibilitaram o desenvolvimento dessa ferramenta foram aquelas que executam o diálogo em sua prática pedagógica. Por fim, é necessário que mais pesquisas sejam desenvolvidas para validar a contribuição na escola bem como, estabelecer metodologias reprodutíveis para viabilizar sua aplicação.


Palavras-chave


Tecnologia Social; Educação; Ensino Básico

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DOI: 10.3895/rts.v19n58.16539

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