Percepção dos professores brasileiros sobre a educação STEAM – ciências, tecnologia, engenharia, artes/humanidades e matemáticas

Clélia Maria Batista Taranto, Rosane da Silva Sampaio, Jefferson Rodrigues-Silva

Resumo


A educação STEAM (interdisciplinaridade nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemáticas) vem sendo aplicada em diversos países, mas ainda é pouco conhecida no Brasil. Nesse sentido, objetivou-se explorar a percepção e predisposição de professores brasileiros sobre a educação STEAM. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa com metodologia mista por meio da aplicação de um questionário com perguntas fechadas e abertas a 76 professores. Posteriormente, analisaram-se os dados com estatística descritiva e análise de conteúdo segundo a Teoria Fundamentada. Como resultado, observou-se que metade dos participantes desconhecem STEAM, além disso, reportam dificuldades como tempo e recursos escassos, além de incompatibilidade com o currículo brasileiro. Por outro lado, mostraram-se predispostos a aprender e a executar a educação STEAM. Apontaram medidas que consideram prioritárias para efetivá-la, das quais 70% destacou a necessidade de formação docente direcionada.


Palavras-chave


Educação STEAM; Educação STEM; Interdisciplinaridade; Atitude; Formação docente

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DOI: 10.3895/rts.v20n60.16494

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