Percepção dos professores brasileiros sobre a educação STEAM – ciências, tecnologia, engenharia, artes/humanidades e matemáticas
Resumo
A educação STEAM (interdisciplinaridade nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemáticas) vem sendo aplicada em diversos países, mas ainda é pouco conhecida no Brasil. Nesse sentido, objetivou-se explorar a percepção e predisposição de professores brasileiros sobre a educação STEAM. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa com metodologia mista por meio da aplicação de um questionário com perguntas fechadas e abertas a 76 professores. Posteriormente, analisaram-se os dados com estatística descritiva e análise de conteúdo segundo a Teoria Fundamentada. Como resultado, observou-se que metade dos participantes desconhecem STEAM, além disso, reportam dificuldades como tempo e recursos escassos, além de incompatibilidade com o currículo brasileiro. Por outro lado, mostraram-se predispostos a aprender e a executar a educação STEAM. Apontaram medidas que consideram prioritárias para efetivá-la, das quais 70% destacou a necessidade de formação docente direcionada.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v20n60.16494
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.