Método e ferramentas para gestão da inovação em PMEs

Daniela da Silva Gumieiro, Rejane Sartori

Resumo


Empresas de pequeno e médio porte (PMEs) têm importante participação no crescimento econômico e na geração de emprego e renda, contudo, diversos fatores tornam a tarefa de inovar um desafio. Assim, este artigo apresenta um método e ferramentas de gestão para estimular ações inovadoras em PMEs. Este é um estudo de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica. Como resultados tem-se um método para propiciar a prática da busca por inovação composto por três etapas - entradas, transformação e saídas. Os principais elementos propulsores da inovação são conhecimento e criatividade, impulsionados por grupos de trabalhos com a utilização de ferramentas como brainstorming, canvas, design thinking e matriz swot, as quais permitem extrair o conhecimento e liberar a criatividade até chegar à inovação.


Palavras-chave


Gestão da inovação; ferramentas para inovação; inovação nas PMEs

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v19n58.16417

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr