As materialidades da cor no ensino de artes

Yuri Gabriel Campagnaro, Luciana Martha Silveira

Resumo


Este artigo versa sobre a importância das materialidades das cores no ensino de artes. O objetivo do trabalho é entender como as materialidades em questão têm consequências possivelmente problemáticas, mas que podem ser disputadas por experiências de comunicação entre o conhecimento e prática acadêmicos e a sociedade. Cores são importantes para a sociedade e especialmente no ensino. Debates na arte contemporânea chamam a atenção para suas materialidades, que passam por suas infraestruturais objetivas e também a seus contextos e conteúdos. Esses elementos, associados a aspectos técnicos da produção de tintas e pigmentos, podem ter consequências problemáticas quanto ao acesso aos materiais cromáticos. Apresentamos o caso de lápis de cor que normaliza o tom de pele branco como único possível e como houve uma reação contrária que ensejou a criação de lápis com tons de pele diversos. No mesmo sentido, tratamos do caso do projeto Poéticas do Habitar, que produz pigmentos a partir da terra, ministrando oficinas e cursos e disponibilizando materiais. Conclui-se que controvérsias da história da arte auxiliam a disputar alternativas democráticas de tecnologias, através de relações de solidariedade com comunidades de fora da universidade.


Palavras-chave


Teoria da cor; Cor e educação; Materialidades; Arte e tecnologia

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DOI: 10.3895/rts.v19n58.16369

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