Armazenamento dos resíduos de serviços de saúde na perspectiva da equipe multiprofissional de saúde

Michele Salles da Silva, Kamilla Oliveira Soares, Fernando do Nascimento Barbosa, Graciela da Silva Miguéis, Débora Aparecida da Silva Santos, Valéria Cristina Menezes Berrêdo

Resumo


O aumento da população mundial e a crescente expectativa de vida nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, exigiram destes mecanismos para ampliar a capacidade de atendimento em seus sistemas de saúde. Conforme o número de atendimentos em hospitais, ambulatórios, clínicas e outros locais destinados à prestação de serviços relacionados à saúde humana se tornam maiores, trazem com ele uma expansão na geração de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Apesar de representarem uma pequena porção dos resíduos sólidos gerados no mundo, revelam-se como um importante componente na gestão em razão da possibilidade de contaminação do ambiente e do risco à saúde pública, principalmente quando são associados à falta de infraestrutura para um gerenciamento adequado e ao baixo conhecimentos técnicos para o manejo correto dos resíduos. O presente artigo tem por objetivo, descrever o armazenamento dos resíduos de serviços de saúde na perspectiva da equipe multiprofissional atuante nas unidades de saúde pública e compará-lo com as estruturas físicas existentes em um município da região sul de Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa de campo, quali-quantitativa, descritiva, realizada nos Distritos de Saúde, por meio  de entrevistas subsidiadas por um questionário composto de questões fechadas, dividida em três categorias “conhece”, “conhece parcialmente” e “não conhece” para avaliar a compreensão dos profissionais sobre o assunto. Foi evidenciado que a equipe multiprofissional detém conhecimento sobre o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde em um nível satisfatório, porém ao comparar o conhecimento demonstrado com os registros fotográficos, a segregação dos resíduos não é realizada de maneira efetiva.

Palavras-chave


resíduos de serviços de saúde; gerenciamento de resíduos; estratégia de saúde da família; equipe multiprofissional de saúde; saúde ambiental.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v19n56.16339

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr