Gestão organizacional com aplicação das ferramentas da qualidade para a otimização dos serviços em uma academia de ginástica no município de Parauapebas-PA

Ana Paula Sousa Sena, Luan Sousa Freire, Marcelo Costa Borba

Resumo


Este manuscrito tem como objetivo analisar a aplicabilidade das ferramentas de gestão da qualidade em uma academia de ginástica no município de Parauapebas-PA, visando a otimização nos serviços e melhoria na gestão organizacional. Para isso, aplicou-se um diagrama de Ishikawa, onde foram levantadas possíveis causas que impactariam direta e/ou indiretamente na. Diante disso, buscou-se analisar por meio da aplicação de um questionário, a percepção do público externo com relação aos serviços prestados, a fim de confirmar quais possíveis causas, até então hipotéticas, implicariam de forma real no nível de satisfação dos clientes e, consequentemente, na evasão de alunos. Para investigação da causa raiz, adotou-se a ferramentas dos 5 Porquês, e, a partir dela, propor um plano de ação. O resultado da pesquisa apresenta como fator principal que indica deficiências no serviço prestado estava ligado à categoria mão de obra, vinculados à pouca quantidade de instrutores que realizam atendimento aos alunos. Outros fatores avaliados como infraestrutura, qualidade do atendimento prestado pela equipe, quantidade de equipamentos disponibilizados no salão ou o estado de conservação destes equipamentos, possuem pouco impacto negativo na avaliação dos clientes da academia.

Palavras-chave


Mercado fitness; Causa e efeito; Microempresa; Competitividade.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v19n57.15977

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr