Cultura escolar nos estudos de Álvaro Vieira Pinto

Vanderlei Amboni

Resumo


Neste texto, trago uma reflexão sobre os estudos de Álvaro Vieira Pinto [AVP] sobre educação partindo da premissa da cultura escolar como polo de reprodução do homem-social e da sociabilidade humana em uma sociedade de classes. Para nosso fim, investigaremos o pensamento de AVP sobre cultura e educação no processo constitutivo da vida do homem. Nosso objetivo é compreender como AVP estuda o homem na perspectiva do materialismo histórico-dialético, cujo elo é o trabalho na produção da vida material e o desenvolvimento social pelo polo da educação, entendido neste processo de cultura escolar sob o primado do desenvolvimento do homem e da ideologia que a mesmo traz no processo constitutivo da classe dominante que reproduz as desigualdades sociais entre os grupos sociais presentes nas formações sociais, que são históricas e transitórias. O método de investigação e de exposição a ser utilizado é o materialismo, cuja base e fundamento está na história e nas lutas de classes que as formações sociais trazem em sua formação histórica, cujo resultado o leitor está convidado a conferir.


Palavras-chave


Homem; ciência; cultura escolar; sociedade

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DOI: 10.3895/rts.v19n57.15857

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