Uberização: um entendimento a partir de uma revisão da literatura

Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigues Elias, Amanda Carolina Teixeira, Ely Mitie Massuda Mitie Massuda, Nelson Tenório

Resumo


A disrupção provocada por plataformas tecnológicas como Uber e Airbnb reconfigurou modelos de negócio e relações de trabalho tradicionais. Essas empresas têm em comum a intermediação de transações comerciais por meio de aplicativos. Este artigo apresenta uma análise de como a terminologia Uberização tem sido empregada na literatura científica nos diversos contextos em que aparece. O artigo consiste em uma Revisão de Literatura que abrange artigos nacionais e internacionais publicados entre julho de 2015 e julho de 2020, disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados mostram que a Uberização se apresenta, em geral, como uma crítica à Economia do Compartilhamento, dado os impactos das plataformas digitais no mercado de trabalho, fomentando a tendência à desregulamentação, com a transformação do empregado em autônomo (microempreendedor), à responsabilização da força de trabalho e à precarização.

 


Palavras-chave


Uberização; Economia do Compartilhamento; Precarização

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DOI: 10.3895/rts.v19n55.15505

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