Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente

Marcus Garcia de Almeida, Jorge Balsan, Glauco Gomes de Menezes

Resumo


Este artigo discute o papel do docente, seu conhecimento sobre o conteúdo da área que atua e o uso das tecnologias para a aprendizagem dos estudantes no ensino superior, como requisitos de atuação. Foi analisado no contexto do framework Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK), aprofundando no conhecimento do conteúdo (CK), das tecnologias (TK) e sua interrelação (TCK) e contextualizando e relacionando o papel docente ao seu conhecimento do conteúdo e da tecnologia para o aprendizado do aluno no ensino superior. Esta pesquisa é classificada como um estudo exploratório, com revisão de literatura, de natureza quantitativa e qualitativa. Os resultados apontam para a necessidade de uma educação contextualizada ao mundo digital, com docentes fluentes em conhecimento de conteúdo e tecnológico (TCK), cuja ação docente vá em direção a uma aprendizagem mediada pelas tecnologias. Concluiu-se que a docência junto a sociedade contemporânea deve ressignificar seu papel como educador.


Palavras-chave


Conhecimento em Conteúdo; Conhecimento em Tecnologia; TPCK; Aprendizagem; Ensino Superior

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v19n56.15044

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr