Um olhar da tecnociência sobre a produção bibliográfica em resíduos sólidos da Universidade Federal de São Carlos

Marisa Cubas Lozano, Silvia Helena Flamini

Resumo


As Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido importante agente no desenvolvimento de pesquisas relacionadas à gestão de resíduos sólidos (GRS). Neste sentido, uma das formas das IES contribuírem com a temática é produzindo conhecimento tecnocientífico por meio do intercâmbio entre diferentes saberes. O objetivo do trabalho consiste em entender de que maneira o desenvolvimento científico-tecnológico na GRS vem sendo proposto pelas IES. Para isso, foi levantada a produção bibliográfica da Universidade Federal de São Carlos sobre resíduos sólidos na base de dados Scopus, sendo selecionadas as publicações que respondam ao objetivo proposto. Assim, foram caracterizados e analisados 47 documentos considerando a abordagem sob o olhar da tecnociência, do impacto socioambiental e da interdisciplinaridade.. A análise mostrou que as publicações integram múltiplas disciplinas, buscam diversas parcerias e possuem relevante impacto socioambiental, entretanto alguns estudos não evidenciam qual é o público impactado por seus resultados, restringindo replicação ou implementação a quem tenha acesso à tecnologia de ponta, à instituições de pesquisa ou mesmo ao conhecimento acadêmico-científico.

Palavras-chave


Resíduos sólidos; Tecnociência; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Instituições de Ensino Superior.

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DOI: 10.3895/rts.v19n55.14230

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