Um olhar da tecnociência sobre a produção bibliográfica em resíduos sólidos da Universidade Federal de São Carlos
Resumo
As Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido importante agente no desenvolvimento de pesquisas relacionadas à gestão de resíduos sólidos (GRS). Neste sentido, uma das formas das IES contribuírem com a temática é produzindo conhecimento tecnocientífico por meio do intercâmbio entre diferentes saberes. O objetivo do trabalho consiste em entender de que maneira o desenvolvimento científico-tecnológico na GRS vem sendo proposto pelas IES. Para isso, foi levantada a produção bibliográfica da Universidade Federal de São Carlos sobre resíduos sólidos na base de dados Scopus, sendo selecionadas as publicações que respondam ao objetivo proposto. Assim, foram caracterizados e analisados 47 documentos considerando a abordagem sob o olhar da tecnociência, do impacto socioambiental e da interdisciplinaridade.. A análise mostrou que as publicações integram múltiplas disciplinas, buscam diversas parcerias e possuem relevante impacto socioambiental, entretanto alguns estudos não evidenciam qual é o público impactado por seus resultados, restringindo replicação ou implementação a quem tenha acesso à tecnologia de ponta, à instituições de pesquisa ou mesmo ao conhecimento acadêmico-científico.
Palavras-chave
Resíduos sólidos; Tecnociência; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Instituições de Ensino Superior.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v19n55.14230
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.