CTS e CTSA: em busca de uma diferenciação

Gisele Carvalho de Siqueira, Silvia Andreia Fernandes Ribeiro, Carlos Cesar Garcia Freitas, Hilda Helena Sovierzoski, Lucken Bueno Lucas

Resumo


Os estudos críticos que buscam ampliar o olhar sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade têm se ampliados, entre estes destacam-se os movimentos  da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). No intuito de demarcar seus limites o presente artigo analisou suas características e a partir destas, propôs uma solução de compromisso para distinção da CTSA em relação a CTS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, com emprego de análise bibliográfica. Como resultado tem-se a proposição dos seguintes princípios: compreender a realidade de maneira sistêmica; entender a realidade como um processo histórico social; reconhecer e respeitar a pluralidade, a diversidade e a cultura; visar a solução de demandas sociais; aprendizagem, participação e envolvimento; repensar práticas educativas; estimular o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.

 



Palavras-chave


CTS; CTSA; Educação Ambiental Crítica.

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DOI: 10.3895/rts.v17n48.14128

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