Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos

Alex Braz Iacone Santos, Caio Sereno Gaspar, Marcelo Borges Rocha

Resumo


O presente ensaio teórico tem como objetivo apresentar as relações entre a educação ambiental (EA) e as tecnologias da informação e comunicação (TIC), destacando suas origens, propósitos, limitações e potencialidades. Ambas estão atreladas ao desenvolvimento científico e tecnológico das últimas décadas e são marcas do mundo contemporâneo. São exemplificados estudos que aplicaram as TIC no campo da EA em diferentes contextos (educação formal, educação popular, formação de professores), com múltiplas metodologias e ferramentas (vídeos, internet, dispositivos móveis, redes sociais, programação). A exclusão digital, a carência de infraestrutura, a ausência de capacitação docente e a falta de apoio governamental foram identificados como obstáculos a serem superados para garantir o proveito pleno das TIC na EA. Em favor de pesquisas que extrapolem os estudos de caso e exponham possíveis entraves latentes, percebe-se a necessidade de um aprofundamento teórico dessa relação.


Palavras-chave


Tecnologias; Ensino; Cibercultura; Meio Ambiente

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DOI: 10.3895/rts.v19n56.13979

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