Metodologia ativa e movimento CTS no ensino fundamental I

Soraia Stabach Ribas Ferrari dos Santos, Vanessa Denck Colman, Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos

Resumo


As estratégias de aprendizagem da metodologia ativa com o movimento CTS no Ensino Fundamental I alavanca e potencializa o ensino, desenvolve autonomia e participação integral dos alunos, proporciona subsídios que favoreçam a formação de cidadãos melhores informados e ativos, com possibilidades de intervir de forma crítica em busca por transformações e melhoria na qualidade de vida e em sociedade. Nessa perspectiva esse este estudo objetiva apresentar as ações e resultados alcançados de uma atividade realizada na turma do 3º do ensino fundamental I, em uma escola municipal na cidade de Ponta Grossa – Paraná – Brasil, com cerca de 30 alunos, abordando o tema “reciclagem e o meio ambiente” por meio de um estudo de caso como mecanismo de aprendizado. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada com objetivos exploratória por meio de estudo de caso. Conclui-se que a abordagem da metodologia ativa com movimento CTS no Ensino Fundamental I, contribui de forma efetiva na formação integral dos alunos, atentando que se faz necessário que o ensino consiga promover significados para a vida, demostrando que quando o aluno se sente ativado no processo, motivado e desafiado, torna-se questionador, expressa suas opiniões, cria autonomia, tornam-se críticos e reflexivos com futuros cidadãos.

 


Palavras-chave


Metodologia ativa; CTS; Ensino Fundamental; Meio ambiente; Reciclagem.

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DOI: 10.3895/rts.v17n49.13842

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