Pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da COVID-19

Rafael Martins Alves, Ana Maria Soek, Sonia Maria Chaves Haracemiv, Leonardo Martins Alves

Resumo


Com a necessidade de utilização de ferramentas tecnológicas para continuar o processo de ensino e aprendizagem durante a quarentena do COVID-19, acarretou em uma grande demanda para a utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Neste trabalho apresentamos uma pesquisa comparativa de quatro AVAs utilizadas no ensino médio técnico: Google Sala de Aula, Microsoft Teams, Moodle e o Edmodo. Estudos mostram que durante a quarentena as crianças sofrem muito no "aprisionamento" em casa, trazendo impactos negativos para elas como consequências físicas e na saúde mental (WANG et al., 2020). Dessa maneira ferramentas como vídeo conferências podem ser um escape para os alunos se envolverem mais nas atividades propostas pelos professores. Essa maneira de aprender e ensinar também tem seu lado positivo, como uma aceleração na integração da tecnologia com a educação, como também alcançar mais estudantes com eficiência e efetividade (LI; LALANI, 2020). As AVAs apresentadas têm um mesmo propósito de fornecer um ambiente que favoreça o processo de ensino e aprendizagem, entretanto algumas ferramentas podem diferenciar nessas AVAs. Assim, uma solução para contornar é a utilização de duas ou mais plataformas.

Palavras-chave


AVA; Ensino a Distância; Quarentena

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v17n48.13173

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr