Mídias sociais na promoção de saúde no contexto da restrição de contato na pandemia Covid-19

Calila Oliveira Alves, Ana Paula Pessoa de Oliveira, Yago Soares Fonseca, Ramon Garcia Mendes Vasconcelos, Moacyr Tavares da Silva Neto, Lorena Cristina Ramos Oliveira, Calebe Souza Silva

Resumo


Objetiva-se analisar as contribuições das mídias sociais, no formato de lives, na promoção da saúde no contexto do distanciamento social na pandemia por SARS-CoV-2. Trata-se de um estudo bibliográfico de cunho exploratório analítico com abordagem qualitativa utilizando dados das plataformas de streaming e do Google Trends de janeiro à abril de 2020. Busca por lives teve notória ascensão, especialmente entre maio e abril, e estas contribuem para promoção da saúde, cuidados com saúde mental, lazer, educação, relações sociais, entretenimento e apoio emocional na medida em que articulam e permeiam políticas públicas associadas às tecnologias. Além disso, nota-se ampla relevância quanto ao papel social que assumem no estímulo a doações. Acredita-se que estas análises e informações tendem a cooperar com novas investigações para melhor compreender as contribuições das tecnologias digitais durante a pandemia por SARS-CoV-2 para pessoas que vivenciaram e/ou vivenciam tais experiências

Palavras-chave


Mídias Sociais; Promoção de saúde; Isolamento social; Infecções por coronavírus.

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DOI: 10.3895/rts.v17n49.12969

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