A tecnologia digital chega aos museus: tendências e padrões no ensino de ciências

Pedro Costa, Marcelo Rocha

Resumo


A tecnologia é uma ferramenta que cada vez mais tem sido utilizada no cotidiano dos cidadãos nas mais diversas situações e espaços, como por exemplo nos espaços educativos não-formais, como os museus, e também na escola. Para investigar de que forma a tecnologia vem sendo usada em museus, analisou-se a produção acadêmica expressa em artigos publicados em revistas de Qualis A1, na área de ensino, no período de 2015 a 2019. Foram analisadas 13 revistas e identificados 23 artigos com base nos descritores: museus, tecnologia e tecnologia em museus. Posteriormente, estes artigos foram agrupados por categorias, com recurso à análise de conteúdo. Os resultados evidenciam um decréscimo de publicações sobre museus e um discreto, mas não significativo, aumento de publicações na área da tecnologia. Acerca do uso da tecnologia em museus não foi encontrada nenhuma publicação, indicando que esse é um importante estudo a ser expandido em trabalhos futuros, dada a sua pertinência na sociedade atual.


Palavras-chave


Espaços educativos não-formais; Museus; Tecnologia.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v17n46.12328

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr