Identificação de estilos de aprendizagem: uma proposta para um ensino personalizado

Giani Carla Ito, Guilherme Feier Huff, Anderleia Sotoriva Damke

Resumo


O presente estudo apresenta a ferramenta LStyle projetada para identificar os estilos de aprendizagem (EA) de alunos em contextos educacionais. A pesquisa fundamentou-se em dois modelos teóricos, o de Honey-Alonso e o de Kolb que permitem aos educadores escolherem o inventário, conforme as necessidades de seus discentes e relatórios por meio de representações gráficas e textuais. O desenvolvimento da LStyle seguiu um processo de pesquisa para seleção dos modelos de identificação de aprendizagem, elaboração de protótipos, implementação técnica com foco na usabilidade, e testes de interface para garantir a eficácia na identificação dos estilos de aprendizagem. A ferramenta LStyle evidencia o potencial das tecnologias educacionais ao promover práticas pedagógicas centradas nas especificidades do aluno, demonstrando sua relevância da otimização do processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Estilos de Aprendizagem; Ferramentas Educacionais;Ensino Personalizado;Modelos de Honey-Alonso;Modelos de Kolb

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v20n60.12240

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr