Percepção da educação ambiental sustentável de universitários da região amazônica quanto à gestão dos resíduos sólidos

Maria Aparecida Lopes Urgal, Aline Ramalho Dias de Souza, Solange Mendes Garcia, Marcos Vinícius Moreira, Carlos Alberto Mendes Moraes, Luciana Paulo Gomes, Regina Célia Espinosa Modolo, Luis Alcides Schiavo Miranda

Resumo


Este estudo tem por objetivo analisar a percepção de universitários da Região Amazônica acerca da gestão de resíduos sólidos assim como suas ações, fazendo uma leitura quanto à educação ambiental sustentável. A educação ambiental sustentável busca incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável, bem como fazer que cada pessoa reflita e possa assumir o papel de membro principal do processo de ensino aprendizagem. Através de pesquisa descritiva e quantitativa, subdividida entre revisão de literatura e coleta de dados primários, realizada durante workshop que abordou a responsabilidade quanto à gestão dos resíduos sólidos. Os resultados revelaram que 72% dos universitários considera acima da média seu nível de conhecimento quanto a educação ambiental. Concluiu-se ao final do estudo que suas ações estão relacionadas à educação ambiental sustentável, contudo, aquelas consideradas não sustentáveis se justificam pela falta de ambiente que propicie torná-las mais sustentáveis.


Palavras-chave


Educação Ambiental Sustentável; Universitários; Resíduos Sólidos.

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DOI: 10.3895/rts.v16n41.11706

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