(Re)configurando a tecnologia: condutores com deficiência e os veículos adaptados
Resumo
Aprender a dirigir um automóvel envolve um processo de múltiplas (re)configurações do condutor. Este artigo busca identificar as (re)configurações realizadas por condutores com deficiência para dirigir um automóvel adaptado. Trata-se de estudo qualitativo baseado em entrevistas com blogueiros que focam nas questões de interesse das pessoas com deficiência, e assenta-se nos conceitos do construtivismo social da tecnologia. Os resultados revelam que a (re)configuração do condutor com deficiência para dirigir um automóvel adaptado pode ocorrer de duas formas que refletem estratégias de adaptação diferenciadas: (re)configuração orientada ou configuração às cegas. Embora diferente e mais complexa, a relação que se estabelece entre o condutor com deficiência e o carro não é menos eficiente do que a que se estabelece entre o condutor sem deficiência e o carro.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v17n47.10708
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.