Desenvolvimento de uma trituradora de vidro destinada a associação de catadores de material reciclável de São João del Rei (ASCAS)

João Gabriel da Cruz Passos, Ana Flávia Oliveira Alencar, Mariana dos Santos Barroso, Nathália Caroline Spineli Forzan Silva, Leandro Reis Muniz, Artur Mariano de Sousa Malafaia

Resumo


Buscando inserir a engenharia em um contexto social, referente principalmente à economia solidária, foi realizada uma parceria com a Associação de Catadores de São João Del Rei. Esta parceria se consolidou por meio do projeto de uma trituradora de vidros, que permitisse o processamento do material por meios não manuais. No desenvolvimento da máquina, foram utilizados conceitos de desenvolvimento de produto, aplicados na solução das diversas necessidades apresentadas pelo projeto. O processo utilizado consistiu primeiramente no Projeto Informacional com a obtenção das informações referentes às demandas a serem supridas. Seguiu-se o Projeto Conceitual, com a proposta de soluções para tais demandas. Por fim, o Projeto Detalhado aplicou tais soluções em um projeto factível. Ao fim do procedimento, foi obtido um equipamento capaz de atender as necessidades da Associação com um baixo custo, embora algumas alterações tenham sido feitas no curso da produção. O presente trabalho também se apresenta como um estudo da aplicação dos conceitos de desenvolvimento de produtos no âmbito da economia solidária, com os empecilhos presentes no mesmo.


Palavras-chave


Triturador; vidro; catadores; desenvolvimento de produto; economia solidária

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v16n42.10366

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr