Educação empreendedora em face ao novo paradigma produtivo

Cezar Augusto Romano, Hilda Alberton de Carvalho, Isaura Alberton de Lima

Resumo


Num contexto em que a velocidade das mudanças tecnológicas, econômicas e sociais está cada vez maior, o papel desempenhado pelo setor educacional torna-se mais importante, no sentido de formar profissionais com competência para responder a um novo paradigma produtivo. Profissionais estes não somente contemporâneos em relação ao conhecimento constituído, mas com postura pró-ativa e capazes de fazer acontecer, antecipando-se as demandas tecnológicas e sociais. É necessário que as Instituições de Ensino repensem sua forma de atuação, buscando nas parcerias com empresas e a sociedade organizada, indicadores e parâmetros para estruturação de novos modelos pedagógicos e novas concepções para a formação profissional. Este artigo diz respeito à visão das tendências articuladas pelas forças econômicas e tecnológicas predominantes em um mundo globalizado, e suas consequências no ambiente educacional, (e suas implicações na pesquisa e na extensão) visando dar uma resposta ao novo cenário mundial.


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