O desafio de apoiar a pequena e média empresa na implantação de programas de qualidade

Cezar Augusto Romano, Isaura Alberton de Lima

Resumo


As transformações tecno-econômicas atualmente em curso em nível mundial tem provocado reflexos significativos na sociedade. O aumento da competitividade, a globalização e a instabilidade tecnológica fazem com que as atribuições requeridas para que uma organização obtenha êxito, sejam diferenciadas e estruturadas em novos modelos de gestão. A gestão da qualidade no ambiente das pequenas e médias empresas pode ser entendido como uma forma de permitir sua sobrevivência no mercado econômico globalizado. A capacitação dos seus recursos humanos e o apoio gerencial e tecnológico viabilizado por instituições de Ensino e Pesquisa é uma das possibilidades de desenvolvimento organizacional uma vez que, como empreendimentos de menor porte, as pequenas e médias empresas têm maior dificuldade de ajustar-se ao novo paradigma produtivo. Este artigo apresenta uma proposta que vem sendo utilizada em uma Instituição de Ensino e Pesquisa, com interface nas pequenas e médias empresas, com vistas a internalização dos conceitos da qualidade no ambiente institucional e o posterior desafio de apoiar as pequenas e médias empresas na implantação de sistemas de gestão da qualidade em busca da certificação e da excelência dos resultados.


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