O desenvolvimento da consciência crítica e educação para a cidadania na prática pedagógica do CEFET-PR

Univaldo Zapp

Resumo


A prática pedagógica nos cursos técnicos de Segundo Grau no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, de 1971 a 1996, constitui o centro das preocupações desse trabalho. Considerando que durante este período estava em vigência a LDB 5.692/71, que universalizou o ensino profissionalizante de Segundo Grau e, que um dos seus objetivos era o “preparo para o exercício consciente da cidadania”, procurou-se através de referências bibliográficas, documentos de regulamentação pedagógica, planos de ensino e entrevistas com professores, fazer um levantamento de dados que permitissem a análise das práticas escolares dos professores sob o enfoque do desenvolvimento da consciência crítica e da educação para a cidadania. Considerando que o ensino profissionalizante teve, desde sua criação, em 1909, um enfoque de instrumentalizar tecnicamente os trabalhadores para desempenharem funções práticas nas indústrias, voltadas predominantemente para o fazer, foram selecionados os dados fornecidos através das entrevistas com os professores, o que tornou possível levantar elementos de análi- se, que permitiram focalizar o tema proposto e avaliar a prática do ensino nos cursos profissionalizantes a partir das mudanças que a vigência da lei estabeleceu, bem como as resistências e modificações graduais, originadas de múltiplas discussões do modelo de educação praticada no CEFET-PR.

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