A contribuição das novas abordagens para o ensino da matemática

Luiz Roberto Dias de Macedo, Marcos Antonio Barbosa, Marilda Aparecida Behrens

Resumo


Pretende-se com este artigo discutir as possíveis contribuições que as novas abordagens de ensino-aprendizagem podem propiciar ao estudo da Matemática na Educação. Busca-se analisar criticamente os enfoques dos paradigmas conservadores e seus efeitos no ensino e na aprendizagem. A crise paradigmática da ciência acentuada nas últimas décadas do século XX leva a refletir sobre novas abordagens na Educação. Dentro deste contexto, a Educação enfrenta grandes problemas, em especial no que se refere a formação dos professores. Os cursos de formação de professores precisam abandonar as abordagens conservadoras e começar a utilizar novas abordagens (progressista, holística e ensino com pesquisa), ou seja, uma aliança de abordagens que contemplem um paradigma inovador focado na complexidade. Neste sentido, as novas abordagens buscam a superação do fracasso e propõe a aprendizagem significativa. A partir da resolução de problemas reais podem tornar a escola mais prazerosa, especialmente, no ensino da Matemática. As novas abordagens propõem ações pedagógicas que podem auxiliar o ensino da Matemática nos diversos níveis de escolaridade.

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