Ensino e aprendizagem da geometria através das formas e visualização espacial

Antonio Amilcar Levandoski, Douglas Rodrigues, Paula Benevides

Resumo


O objetivo deste artigo é propor e validar estratégias para o ensino da geometria, que ressaltem a importância da otimização de materiais didáticos manipuláveis. Os geoplanos e sólidos geométricos foram elaborados pelo laboratório de matemática do CEFET-PR. Eles têm a finalidade de permitir ao aluno uma visualização espacial. Para tanto, investigou-se a geometria em dois contextos: ‘’Sala de Aula Teórica’’ e ‘’Mundo Experimental’’. Para validar a proposta foram utilizados procedimentos metodológicos referentes a dados quantitativos e qualitativos. Na pesquisa quantitativa foi feita comparação de duas provas e respostas dos alunos a um questionário. Para a pesquisa qualitativa, foi filmada uma das aulas práticas com a finalidade de se observar como os alunos reagem a essa nova estratégia de ensino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr