UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES E CO-CITAÇÕES EM ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM SERVIÇO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DE PROJETOS
Resumo
A Gestão Estratégica de Operações tem como objetivo contribuir para a manutenção do posicionamento competitivo das empresas em seus mercados de atuação, atendendo as necessidades dos clientes e gerando vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Com a evolução dos mercados, alguns setores iniciam um processo de transformação, como exemplo, as modificações ocorridas no setor de Serviços onde, nos últimos anos, a sua participação na economia dos países tem crescido. Este artigo tem como objetivo avaliar a produção científica em Gestão Estratégica de Serviço, particularmente focando estudos realizados com empresas que trabalham por projetos. A estratégia de pesquisa fundamenta-se na análise via Redes Sociais, onde é possível mapear relações entre grupo de autores, palavras-chave e periódicos. A análise resulta no entendimento do atual estágio de desenvolvimento da pesquisa no tema e permite identificar oportunidades para a evolução dos estudos. O estudo identificou de uma forma objetiva, através de gráficos e tabelas quais os grupos de indivíduos, como autores e palavras-chave, apresentam maior influência na amostra pesquisada, guiando o pesquisador na construção de um entendimento acerca do estado da arte no assunto estudado, bem como a identificar os temas e tópicos mais relevantes para futuros trabalhos. Este estudo contribui para o desenvolvimento de aplicações relacionadas ao estudo de Redes Sociais, sendo possível através da análise dos dados, identificar a qualidade destas informações para futuros desenvolvimento da pesquisa.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1808-04482012000200010
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448