A REMUNERAÇÃO VARIÁVEL COMO SUPORTE ÀS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS: O CASO DAS PRIMIUM PARTNER XEROX NO MERCADO BRASILEIRO
Resumo
A partir dos anos 90, muitas organizações iniciaram a reestruturação e a transformação das culturas do trabalho remodelando suas estratégias de remuneração na busca de vantagem competitiva nos setores em que atuam. O presente trabalho se insere neste contexto, buscando responder à seguinte questão: Quais são as estratégias organizacionais cujo alcance pode ser alavancado por meio da implantação e manutenção de um Sistema de Remuneração Variável (SRV)? Objetiva-se analisar como o SRV nas empresas Primium Partner Xerox é capaz de promover a criação de diferenciais competitivos para estas empresas frente ao mercado em que atuam. O trabalho, de caráter exploratório e descritivo, utiliza-se de um estudo multicasos como método de pesquisa. A amostra utilizada são as 12 (doze) empresas que responderam ao questionário proposto, sendo que os dados utilizados são primários, levantados junto aos diretores das empresas respondentes. Como resultados, constatou-se que (i) o impacto do SRV nas estratégias organizacionais se dá naquelas relacionadas às pessoas, principalmente na retenção de talentos na organização; e, (ii) os diferenciais competitivos alavancados pelo SRV estão ligados à melhoria da qualidade no atendimento técnico oferecido pelos funcionários e ao comprometimento da equipe com os resultados da organização.
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PDFDOI: 10.3895/S1808-04482012000200002
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Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448