Diagnóstico Participativo de Riscos (DeParis) aplicado ao ambiente de trabalho dos docentes de uma instituição federal de ensino superior
Resumo
O ambiente de trabalho dos docentes em instituições públicas de ensino superior é caracterizado por diversos fatores de riscos que podem provocar danos à saúde e integridade física destes profissionais. Estes fatores têm origem, na grande maioria dos casos, na execução das atividades em instalações físicas inadequadas, seja pelo funcionamento em espaços provisórios, ou até mesmo pela ausência de manutenções periódicas nos prédios e equipamentos. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo fazer uso do método DeParis para identificar, analisar e propor ações para eliminação e/ou minimização dos riscos existentes no ambiente de trabalho dos docentes de uma instituição federal de ensino superior. Para isto, alguns profissionais foram envolvidos de forma participativa no processo, auxiliando na análise do ambiente de trabalho e na identificação dos riscos. Com os resultados obtidos constatou-se que a metodologia utilizada se mostrou eficaz na identificação e análise de condições satisfatórias, das que precisam ser melhoradas e insatisfatórias, bem como na proposição de ações com responsáveis e prazos para suas conclusões, visando proporcionar um ambiente de trabalho com melhores condições para os docentes realizarem suas atividades.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/gi.v14n4.7713
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448