Mapeamento de fluxo de valor aplicado a reestruturação organizacional
Resumo
Esse artigo é resultado de um estudo de caso realizado em uma empresa brasileira prestadora de serviços de transportes. Essa empresa que já foi líder de mercado, frente a crises econômicas e a entrada de novos concorrentes perdeu a liderança do segmento. Nesse contexto, vários departamentos da empresa passaram por restruturações organizacionais em busca da redução de custos, afetando diretamente o departamento de vendas focada no business-to-business (B2B), que estava organizada de forma descentralizada e passou a ter uma organização centralizada.
O desenvolvimento das novas práticas de mercado está diretamente relacionado com o modo que as organizações se relacionam com seus clientes, contudo desenvolver e sustentar uma relação de fidelidade com o cliente no B2B ainda é pouco explorado. Para esse estudo será utilizada a metodologia de mapa de fluxo de valor a fim de entender quais desperdícios existiam na antiga estrutura organizacional (descentralizada) que poderiam ter sido otimizados dentro da nova estrutura (centralizada). Dessa forma esse artigo tem por objetivo entender a viabilidade da utilização da metodologia e identificar quais processos de vendas geram valor ao cliente dentro do B2B.
Os resultados demonstraram que a utilização da metodologia de mapa de fluxo de valor aplicado a serviços, mais especificamente ao departamento de vendas é de fato eficaz para a identificação dos principais desperdícios. A utilização da ferramenta pela empresa, previamente a alteração organizacional poderia ter levado a uma estrutura ainda mais preparada para atender ao cliente, pois em ambos os mapas foram encontradas as mesmas oportunidades de melhoria.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/gi.v14n2.7083
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448