Dinâmica organizacional de empreendimentos que comercializam produtos amazônicos na capital do estado do Pará
Resumo
A floresta amazônica representa a região de maior biodiversidade do mundo, sendo extremamente rica em frutas e plantas. Seus vastos acervos de matéria prima vêm conquistando cada dia mais o mercado empreendedor, fazendo com que inúmeras empresas da capital do Pará trabalhem com seus produtos. O principal objetivo deste trabalho é identificar de que modo essas empresas se organizam para comercializar tais produtos. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida a partir de métodos qualitativo e quantitativo, com uso de entrevistas com os gestores e a clientela. Essas ferramentas utilizadas visam à ocorrência da sincronia entre organização e cliente. Portanto, foi identificado a forma de abastecimento, do transporte das mercadorias, da determinação da precificação, do tempo de permanência dos produtos no empreendimento e o descarte dos resíduos. E para os clientes, a pesquisa focou o atendimento e o retorno à empresa. Diante dos argumentos expostos, conclui-se que o comércio local de produtos oriundos da própria região amazônica está firme e em expansão, somado a ideia de preservação e favorecendo a aplicação de leis relacionadas ao meio ambiente. Na região Norte, as microempresas possuem uma grande representatividade nesse mercado, contudo, foi obtido também a dissemelhança entre elas, já que nas macro empresas, a implementação da inovação nos equipamentos e serviços oferecidos são maiores, mostrando a discrepância na dinâmica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/gi.v14n2.6985
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448