APRENDIZADO INTERATIVO INFLUENCIANDO NO PROCESSO DE GERAÇÃO DA INOVAÇÃO: ESTUDO EM UM AGLOMERADO PRODUTIVO DE EMPRESAS
Resumo
O presente artigo tem por objetivo identificar as formas de relações interempresariais, bem como verificar os fatores que limitam as empresas de um Aglomerado Produtivo (Cluster) a aderirem a relacionamentos de interação mais sólidos, capazes de incrementarem a inovação. A pesquisa de campo contemplou um universo de 36 MPME’s que atuam no setor madeireiro. Utilizou-se um questionário com questões estruturadas e anotadas sequencialmente. Constitui-se em uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de natureza interpretativa, utilizando-se de um levantamento (survey). Entre os principais resultados, constatou-se que apesar das vantagens da literatura, o Aglomerado Produtivo em estudo não vem se mostrando como um mecanismo facilitador do processo de articulação e aprendizado interativo, prevalecendo no ambiente interno das empresas os mecanismos do tipo “learning by doing”, obtidos pelas experiências acumuladas e habilidades adquiridas localmente, possibilitando a definição de adaptações e melhorias tecnológicas. Embora se verifique que uma parcela significativa das empresas preocupa-se com a inovação em produto, processo ou equipamento, observa-se uma ausência praticamente completa de atividades de P&D integradas em favor da tecnologia junto a centros tecnológicos de pesquisa e universidades do tipo “learning by interacting”.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1808-04482010000300010
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448